A Universidade Estadual de Feira de Santana vem, a partir do Programa de Gestão (2007-2011), realizando ações voltadas à construção de uma universidade autônoma, socialmente referenciada e democrática. Um dos mais significativos objetivos deste programa é consolidar a UEFS como um espaço de produção e socialização do conhecimento.

Dentro deste novo modelo de gestão foi criada em maio 2007 a Assessoria Especial de Relações Institucionais – AERI – com a atribuição de promover ações interinstitucionais, potencializando as atividades técnico-científicas já instaladas e atuando no desenvolvimento de novas ações que projetem a UEFS no cenário científico nacional e internacional. A mobilidade estudantil e docente tem, nesse sentido, especial destaque.

Em paralelo, a AERI assumiu também a função de promover a captação de recursos, que, agregados ao orçamento, propiciam o fomento de demandas até então reprimidas, tais como: ampliação da infra-estrutura predial e da rede de tecnologia digital, aquisição de equipamentos, e expansão das atividades dos campi de Lençóis e Santo Amaro.

Para desempenhar este papel a AERI vem estabelecendo um canal permanente de comunicação com instituições governamentais, ONG’s, empresas do setor público e privado, instituições de ensino nacionais e internacionais. Internamente, mantém contato com a Comunidade Universitária através dos departamentos, pró-reitorias, núcleos e setores administrativos, com vistas à sua efetiva participação na construção de uma Universidade pautada na democracia e no conhecimento inclusivo e agregador. A sustentabilidade desse perfil está na valorização da diversidade cultural e no fortalecimento da base científica, tecnológica e de inovação.

Equipe AERI: (esquerda p/ direita) Nildes Oliveira, Wilma Simões, Karla Figueiredo, Washington Franca-Rocha, Soanne Campos, Doralice Costa e Raquel do Vale, (no centro) Luciano Penelu